Física era uma das matérias favoritas de Joalin, na verdade, ela amava tudo que envolvia cálculo ou história, ela queria ser uma arquiteta e permanecia nesse sonho, por isso se dedicava ao máximo em todas as matérias que envolviam números. Os números a encantavam e ela sabia resolvê-los de maneira fácil, por isso suas amigas sempre que podiam, estudavam com ela.
Quando Joalin estudava, era uma hora sagrada, quase ninguém conseguia tirá-la do quarto, em finais de semana antes das provas, se Johanna não levasse café da manhã e lanches para ela, ela não comeria nada até o almoço, a garota m*l saía em dia de semana com amigos, apesar de gostar, os estudos eram prioridades em sua vida, pois sempre soube como eles eram importantes e ela sempre gostou de ter grande conhecimento sobre as áreas que mais amava. Gostava de cálculos por serem desafiadores e gostava de história por ser algo que estava sempre sofrendo mudanças.
- Dois blocos, A e B, de massas iguais a 7 kg e 3 kg são ligados por um fio inextensível como mostra a figura abaixo. Calcule a aceleração do sistema e a tração nos dois fios. – Diarra lê a questão para as amigas enquanto elas corrigiam as atividades. – Qual o resultado de vocês?
- 21 N. – Declara Joalin.
- A minha também. – Diz Diarra.
- Droga, eu coloquei 10. – Reclama Bua. – Eu odeio física. – As duas amigas riram.
- Como você fez o cálculo, Buasri? – Pergunta Joalin.
- Usando a fórmula.
- É, mas a fórmula cancela quando somamos as equações. – Diz Diarra. – Então temos... – Elas ouviram um som abafado e encararam a tela, era Bua fechando seus cadernos e livros.
- Eu desisto, eu vou voltar pra Tailândia. – Diz ela.
- Ué, na Tailândia não tem matemática? – Pergunta Joalin.
- Joalin, isso é física. – Diz Diarra.
- Eu estava brincando, sei que isso é física.
- Podemos estudar outra coisa, por favor? – Apela Bua. – Minha cabeça dói.
- Tudo bem... Teremos prova de geografia também, o que acham? – Diz Diarra.
- Eu sei um site que tem um joguinho sobre geografia. – Diz Bua. – Que tal?
As duas concordaram e entraram no site para jogarem o jogo educativo, no fim, Bua foi a vencedora entre as três, Diarra e Joalin em segundo e terceiro respectivamente, por uma besteira entre o valor do placar.
- Joalin sabe onde fica a Venezuela? – Zomba Diarra.
- Claro que sei, né? Está achando que sou o quê?
- Americana. – Responde Diarra.
- O certo é Estado Unidense. – Corrige Bua. – Não há por que os naturais do Estados Unidos serem classificados como Americanos se existem trinta e seis países e dezoito províncias divididas entre três subcontinentes.
- Uau... – Diarra e Joalin disseram juntas.
- Pois é. – Diz Bua. – E eu duvido a Joalin citar cinco países de todo continente americano, sem citar os mais famosos, ou seja: Canadá, México, Brasil e óbvio, o que vivemos.
- Guatemala, Argentina, Venezuela, Columbia e Honduras. – Bua ficou boquiaberta. – Eu sei Geografia. Quero ver você citar cinco do seu continente. – Desafiou. – Sem contar os mais famosos.
- Quase todos os países são famosos... – Reclama ela, desviando o olhar para cima, buscando os países na memória. – Camboja... – Ela passa a numerar com os dedos. – Mianmar... Laos... Timor Leste... Tadjiquistão. – Diarra e Joalin bateram palmas. – Obrigada, obrigada.
- Uau... – Elas ouvem a voz de Diarra. – Estamos estudando há quase quatro horas. – Irão continuar? – Joalin se espreguiçou.
- Acho que irei descer para comer algo e ficar um pouco com meu irmão. – Diz ela.
- Você quer dizer irritar seu irmão, certo? – Joalin sorri travessa e assim eles encerram a ligação.
A loira desceu as escadas e foi em direção à cozinha, pegando uma maçã, logo avistou Fernando adentrar na cozinha e franziu a testa.
- Tio Fernando. – Diz ela. – O que faz aqui ainda? Meus pais ainda não chegaram?
- Oh, eles chegaram sim, mas irão sair, uma viagem rápida de negócios, então eu ficarei com vocês. – Apesar de a casa ter outras quatro empregadas, Johanna confiava mais em Fernando com seus filhos, ele sempre se mostrou um homem de respeito e nenhum de seus filhos se queixaram dele, pelo contrário, eles amavam Fernando como se ele fosse parte da família, e ele era.
- Então você vai dormir aqui? – Joalin pergunta, tentando esconder uma leve animação com a ideia. Fernando assentiu. – Sabina virá? – Ela tenta parecer indiferente. – Faz tempo que não a vejo. – Fernando ri abafado.
- Sabina aparentemente só pensa em trabalho agora. – Joalin apenas assentiu. – Mas ela virá. – Joalin então tentou esconder o sorriso. Sempre via Sabina pelas redes sociais, curtia suas publicações, visualizava seus stories e esse era o único contato que mantinha com sua antiga amiga.
Seguiu para a sala de TV comendo a maçã e viu seu irmão jogando, não resistiu e entrou na frente, o provocando.
- Ei, Joalin, estou jogando. – Ele reclama e Joalin ri passando pela frente da TV enquanto Josh tentava ver a tela.
- E quem disse que eu ligo? – Josh se levanta e puxa a irmã para que ela saia da frente e ele conseguiu, mas Joalin puxou por cima dele fazendo o controle cair e começou a esfregar as dobras dos dedos em seus cabelos enquanto segurava a maçã.
- Ai, para Joalin... PARA... – Ele grita.
- Joalin... – Eles ouvem a voz de Johanna e Joalin para o que estava fazendo, dando vantagem a Josh que empurra a cara dela no sofá. – Josh quantas vezes já disse para não afundar o rosto de sua irmã no sofá?
- Mas... – Josh para o que estava fazendo e Joalin se levanta rindo.
- Eu e seu pai precisamos ir à um jantar em Pasadena, vocês ficarão com o Fernando, Ok? – Joalin assentiu.
- Ele me avisou. – Diz Joalin mordendo a maçã e a mastigando.
- Comportem-se, obedeçam ao Fernando. Nada de baderna.
- Sim, mama... – Disseram juntos.
- Ótimo... – Ela beija a testa dos filhos e se retira. José ajeitava a gravata e então eles se despediram e se despediram de Fernando, prometendo estarem em casa na manhã seguinte bem cedo, saindo de casa.
. . .
Sabina desceu do ônibus e respirou fundo olhando ao redor, se direcionou então até à casa de Johanna, chegou um pouco depois que o casal havia saído e quem a atendeu foi o seu pai.
- Já foram?
- Sim... – Ele diz fechando o portão principal. – Vamos... Temos que levar algumas roupas para o andar de cima. – Sabina assentiu e seguiu para ajudar o pai.
- Joalin está aí? – Ela pergunta, estando nervosa em reencontrar a garota, havia se afastado tanto dela que nem ao menos suas fotos, ela conseguia curtir e se sentia intrusa vendo seus stories.
- Está sim, acho que está assistindo algo com o irmão ou apenas provocando ele.
Sabina ajudou o pai à levar as roupas, a última remessa foi inteiramente de roupas de Joalin, o que permitiu Sabina à entrar no quarto da loira, depois de anos. O quarto parecia menor do que da última vez, talvez devido à cama, que antes era de solteiro, mas agora era de casal. Havia um enorme telão o qual o suporte ficava no teto, a cama ficava em uma espécie de altar ou algo parecido com dois abajures, um à cada lado. Sabina sabia que havia tido uma reforma ali, mas não imaginava que havia sido daquela maneira.
- Sabina? – Sabina se assustou quando Joalin abriu a porta branca. Estava de roupão e uma toalha nos cabelos. – Chegou faz muito tempo? – Pergunta ela.
- Er... Não... – Sabina pigarreou tentando afastar o nervosismo, não havia por que ficar nervosa, havia? – Vim colocar suas roupas que meu pai pediu. – Diz ela. – Mas tudo foi reformado aqui, não sei onde fica nada. – Joalin riu fraco.
- Eu te mostro depois. – Diz em um tom um tanto quanto diferente, mas Sabina achou ser coisa de sua cabeça.
- Tá, estou lá embaixo. – E saindo do quarto quase fugida, Sabina deixou Joalin sozinha, a loira riu, ela notou que Sabina estava nervosa com sua presença usando apenas um roupão, assim como notou o quão mais bonita a mexicana estava, Joalin então sorriu, ela tinha uma ideia.
Desceu e encontrou Sabina prestando atenção ao que Josh dizia sobre o filme Rei Leão e entrou na sala, Fernando também estava lá com eles. Resolveu agir normalmente e isso deixou Sabina mais confortável, pareceu que ambas nunca haviam se afastado tanto.
Eles jogaram no Xbox e, quando estava se aproximando da meia-noite, Fernando começou a organizar água e alguns lanches para levar para o andar de cima. Fernando e Sabina dormiria no quarto de Josh e o rapaz dormiria com a irmã.
Fernando colocou um colchão no chão que seria para ele e Sabina dormiria na cama de Josh, mas Joalin insistiu para Sabina dormir no quarto dela e na cama com ela enquanto seu irmão dormiria no chão, Sabina não aceitou devido a careta que Josh fez com a ideia de dormir no colchão, mas Joalin beliscou o irmão e ameaçou dar-lhe um tapa, então ele cedeu à dormir no chão, Sabina se sentiu m*l, mas aceitou e se deitou em uma ponta e Joalin em outra.
Ficaram assistindo à um desenho qualquer até que todos aos poucos foram pegando no sono, um de cada vez, a última foi Sabina, ela sempre demorava à dormir quando não estava em casa.