Louis é o filho mais velho de Johannah. Ele tem também duas meias irmãs, fruto do segundo casamento de sua mãe.
O pai de Louis era um historiador iniciante que conseguiu uma oportunidade incrível de ir para a américa estudar um sítio recém descoberto, porém não pensou muito e abandonou a família recém formada para seguir seu sonho. Louis não sente nada pelo pai, nem raiva, nem saudade, pois nunca conheceu o cara.
A mãe de Louis é um exemplo, logo depois de saber que fora abandonada, recebeu também a notícia de que esperava um filho. Mesmo recebendo incentivos por parte de seus pais para retirar a criança, resolve aceitar o emprego de babá na casa de uns conhecidos e é assim que recomeça sua vida. Alguns anos depois conhece um empresário que a ajuda a criar Louis e é o pai das outras duas meninas. Louis ama Mark e o reconhece como pai, carregando o sobrenome dele ao invés do pai biológico.
Perto dos 7 anos Louis começou a relatar para a mãe que seu amigo Edward havia lhe contado histórias fantásticas sobre um mundo de fantasia. Pelo menos foi o que Johannah pensou durante os primeiros anos.
Louis cresceu com poucos amigos na vida real, desde a época da escolinha. Sempre tentava escutar o que sua mãe dizia sobre a importância de fazer novas amizades, mas o garoto não conseguia entender o motivo de precisar de mais alguém quando havia Edward, que o entendia, escutava e contava histórias incríveis. Nenhum dos coleguinhas era tão inteligente ou falante quanto Ed.
Aparência:
Louis tem 20 anos, possui estatura média (aproximadamente 1,74 m de altura). Os cabelos lisos e curtos são de cor castanho claro, mas no sol algumas mechas se destacam e dão a ilusão de que ele possa ser loiro. Os olhos são na maior parte do tempo azuis, mas a íris carrega pequenas manchinhas amarelas que quando se expandem deixam a cor puxando para o verde. Louis tem olhos únicos e quando sorri de verdade pequenas ruguinhas se formam nos cantos de seus olhos. O cabelo passou por várias fases, topete, franja, mas atualmente ele tem deixado crescer. O corpo dele é esguio e com alguns músculos definidos, principalmente nas coxas por sempre jogar futebol nas horas vagas. Gosta de se vestir de maneira despojada, com moletons e calças de tecido confortável.
Melhor amigo − Liam
Ao entrar para a faculdade Louis se sentia sozinho e abandonado por não ter mais a companhia de Ed em seus sonhos. No entanto, logo na primeira semana se viu incapaz de não gostar de seu colega de quarto. Liam era como uma criança que cresceu demais. Sempre de bom humor e perturbando Louis para fazê-lo sorrir. Louis desejava que Liam pudesse fazer o vazio ser preenchido e em alguns momentos ele realmente conseguia.
Johannah (Jay)
É uma mãe amorosa e que dá total apoio para os filhos crescerem e seguirem seus sonhos, mas sempre os ensinou sobre compromisso e responsabilidades. Junto com Mark, é o porto seguro de Louis e suas irmãs.
Harry
Harry é um recém chegado nos dormitórios, acaba de entrar no primeiro ano do curso de arquitetura, onde Louis e Liam são seus veteranos. Liam, que não suporta ver ninguém se sentindo excluído, acaba “adotando” Harry por o considerar muito tímido e deslocado. Harry é simpático e muito educado, mas parece ter medo de Louis mesmo que sem motivos. A primeira vista Louis se sente indiferente, mas quando mais ele encara os olhos verdes e tão conhecidos de Harry, uma estranha atração surge.