Os dias e os meses foram passando.
Frederico se mostrava cada vez mais apaixonado por Agnes.
Com tudo isso e com o respeito que ele demonstrava por ela e pelos sentimentos que ambos possuíam, os pais de Frederico começaram a ficar mais tranquilos.
O amor realmente havia mudado o comportamento do filho deles. Antes festeiro, chegava tarde ou com o dia alto já. Hoje, m*l saía e, quando o fazia, era sempre com Agnes junto.
Voltavam cedo pois apesar de terem a permissão para namorar, Agnes permanecia firme em sua intenção de se casar virgem.
Além do mais, ela tinha que ajudar seus pais com o trabalho na casa dos patrões e ainda tinha a escola.
Agnes ganhou de tal forma o coração da família de seu namorado que resolveram fazer uma surpresa para ela e para Frederico.
Quando a noite chegou, o casal de apaixonados estava no jardim quando a mãe de Agnes chegou chamando pela filha.
_ Agnes, minha princesa, os patrões estão chamando você! - disse a senhora Adriana.
_ Sim, mamãe! Estou indo ver o que precisam! Onde eles estão? - Agnes respondeu com a doçura de sempre.
_ Senhora Adriana sabe muito bem que meus pais já pediram para que a senhora pare de chamar eles de patrões! - Frederico riu. - Afinal de contas, eu pretendo me casar com Agnes um dia. Seremos da mesma família!
_ Desculpe menino! - Adriana respondeu encabulada. - É o costume.
Enquanto conversavam, Adriana ia guiando o jovem casal até a sala de estar, onde os Torres esperavam para falar com Agnes.
_ Ah, eu já havia me esquecido! - disse a senhora Torres. - É quase impossível separar você dela, mesmo quando chamamos ela para conversar! - A senhora Torres puxou a orelha do filho de brincadeira e sorrindo. - Agora sentem-se, temos algo importante.
Após todos se acomodarem, a senhora Torres continuou falando.
_ Bem, eu quero dizer que fiquei muito feliz com as suas notas, Agnes! Vejo que continua esforçada como sempre. E além disso, seu jeitinho especial tem auxiliado este meu filho lindo de cabeça dura a estudar também. Nesse caso, e pensando em seu futuro, queremos te oferecer a oportunidade de estudar na mesma escola que Frederico!
_ Mas senhora, é muito caro! Eu e meu marido não conseguiríamos pagar a mensalidade. Além disso, ainda tem outros gastos como uniformes, alimentação, apostilas... - Adriana falou surpresa, entrando na sala.
_ Eu sabia que iria dizer isso! Por isso mesmo que não pedi para que ficasse aqui! - A senhora Torres se levantou retirando a bandeja com água das mãos de Adriana. Em seguida, ela mostrou um lugar no sofá para que Adriana se sentasse e ouvisse o que ela tinha para falar. Em seguida, ela continuou a conversa. - É claro que Agnes e nós precisamos da sua aprovação e a de Sebastião, não queremos passar por cima de vocês! Mas eu vejo muito potencial nessa menina. E acho injusto que meu filho esteja recebendo mais educação e oportunidades que ela. Então, falamos com a escola e nós iremos bancar os custos de Agnes lá. Com uma condição! Queremos te pedir, minha filha, que faça vestibular e uma ótima universidade. Não pare seus estudos por aqui, ok?
_ Mãe, o que acha? - Agnes perguntou olhando para a mãe.
_ Senhora, isso é demais! Nós não podemos aceitar! - Adriana falou envergonhada.
_ Não quero que pense que estamos oferecendo esmola a vocês, minha querida! - A senhora Torres segurou a mão de Adriana. - Apenas queremos muito bem sua filha. Isso muito antes que ela e Frederico ficassem juntos. E você sabe! - Em seguida, a senhora Torres olhou para Agnes. - Essa menina é a filha que eu não pude ter. Quero fazer por ela pelo menos um pouquinho do que faria por qualquer filho meu. E também, retribuir tudo que ela tem feito de bom pelo Frederico.
Adriana sorriu com a fala da senhora.
Ao ver a mãe assim, Agnes se sentiu mais segura para aceitar a oferta que lhe fizeram. Ela sonhava em cursar uma boa faculdade. Queria ter uma oportunidade no mundo da fabricação de jóias. Fazer peças lindas que seriam usadas com orgulho por muitos e símbolo de grandeza declarações por outros.
A senhora Torres sabia da vontade da menina e queriam ajudar. Desde que ela entrou na vida de Frederico, seu filho mudou completamente as atitudes. Passou a querer estudar mais. Pensava em se formar em medicina, pois queria ajudar pessoas mais carentes.
Todos sorriram, pois era uma surpresa e tanto.