Fanfics estão espalhadas em qualquer lugar pela Internet. Mas hoje existem sites especializados em publicações de textos de fãs – na maior parte gratuitos e alguns com planos opcionais de pagamentos.
Entre eles, temos:
Wattpad
Spirit Fanfiction
Archive of Our Own
Nyah! Fanfiction
Fanfic Obsession
Quotev
Mas essa é uma lista que vai do gosto pessoal. A publicação é bem livre. Se você quiser, pode escrever uma fanfic e publicar online via Google Docs, compartilhando com amigos ou todo mundo, por exemplo.
Vai de acordo com o que a pessoa espera na hora de publicar um texto e quem ela quer que leia.
Fanfics famosas
Existem muitas fanfics famosas. Algumas, inclusive, se tornaram “oficiais”. Viraram livros profissionais, foram adaptadas para filmes ou séries, entre outros.
Por mais que o objetivo original não seja este, uma fanfic pode receber muita atenção de outros fãs pela Internet e acabar se tornando algo muito maior do que já é. E assim chamam a atenção de empresas interessadas em comercializar a ideia.
4É claro que isso pode esbarrar em problemas de direitos autorais, afinal fanfics são obras baseadas em outras obras. Porém, em muitos casos, elas se transformam, passam a ser obras originais, apenas com leves inspirações em outras mais conhecidas.
Algumas famosas e que “evoluíram” depois:
Cinquenta Tons de Cinza (E.L. James): a obra de cunho b**m foi criada como uma fanfic de Crepúsculo, a série de livros de vampiros que depois virou filme.
Orgulho e Preconceito e Zumbis (Seth Grahame-Smith): criado como uma paródia de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o livro ganhou fama e foi adaptado para o cinema.
After (Anna Todd): obra de romance adolescente criada no w*****d inspirada pela boy band One Direction, virou livro oficial e depois filme de sucesso
Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): série de livros muito famosa que foi inspirada por Harry Potter – e que também virou filme!
Curiosidades
Há quem diga ainda que a obra Romeu e Julieta, peça teatral escrita por William Shakespeare, era uma fanfic, inspirada por A Trágica História de Romeu e Julieta, poema de Arthur Brooke, de 1562.
Está mais para adaptação, mas a verdade é que Shakespeare mudou bastante da história, incluindo seu próprio toque.
Ao longo da história, Romeu e Julieta também inspirou várias fanfics, além de adaptações para o cinema, teatro, música e até jogo de tabuleiro.
Fanfic (em português, "ficção de fã"), também podendo ser grafada como fanfiction ou, abreviadamente, fic, é uma narrativa ficcional escrita e divulgada por fãs. Inicialmente existiam em fanzines impressos, posteriormente sendo publicadas em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço. Consiste na apropriação, sem fins lucrativos, de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, histórias em quadrinhos, bandas, celebridades, videogames, etc. Usualmente tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original, e também a ampliação para limites mais extensos do contato dos fãs com as obras que eles apreciam.