Depois da morte da mãe Amber continuou sua rotina , o pai deixou de viajar a trabalho e montou uma oficina mecânica, pouco dinheiro e muitas garrafas de uísque barato. Amber cuidava da casa e estudava, raramente tinha dinheiro ou lhe era permitido algum lazer . Seus tesouros eram os livros a maioria presente de professores ou de Devon.
- Amber eu disse não! Fala o pai de forma grosseira sobre o pedido insistente de Amber pra trabalhar meio período na loja de ferragens dos Clark.
- Papai já tenho 17 anos e gostaria de trabalhar e ter algum dinheiro!
Bill em sua névoa de bebida as nove da manhã de um domingo conjectura ao ouvir a palavra dinheiro e surpreendendo Amber diz :
- Talvez eu permita, mas você não irá descuidar de seus afazeres em casa, e vai ajudar a pagar por seu sustento .
A moça abre um sorriso feliz, mesmo sabendo em seu íntimo que o pai irá lhe tirar uma parte de seus ganhos ,ela fica feliz em saber que poderá esconder algum dinheiro e talvez sonhar em comprar algo pra si mesma e não as horríveis roupas que seu pai lhe trás e ela desconfia que sejam pegas gratuitamente mas doações da igreja.
Em um gesto raro de carinho Amber se adianta e abraça o pai que parece desconcertado e a afasta como se não estivesse acostumado a demonstrar nenhum afeto .
Logo depois de Bill sair pra casa de uma das muitas mulheres que ele visita ,até bem antes da morte da mãe de Amber, ela corre animada pro telefone pra contar a boa nova a Devon.
*************************
No seu segundo mês de trabalho Amber está imensamente contente , faltam poucos meses pra que ela complete 18 anos e a vida parece estar contribuindo com ela , seus patrões os Clark não são afetuosos mais dão muitas gratificações por todo trabalho extra que ela faz . Suas notas são altas e em poucas semanas ela irá enviar seu boletim e fazer as provas pra tentar uma vaga em algumas das universidades públicas, ela tem estudado muito sabendo que seu pai jamais pagaria por seus estudos , nas palavras dele a universidade é uma perda de tempo . Ela deveria dar um jeito de não ser tão estranha e sossegar arranjando um marido e o livrando da responsabilidade de sustentá-la, embora ela tenha contribuído com mais dinheiro pras despesas do que o pai nos últimos dois meses .
Bill tem passado cada vez mais tempo na casa de uma mulher chamada Paula e na única vez que Amber a viu acompanhada do pai , achou a aparência de Paula vulgar e seu hábito de mascar chicletes enquanto fuma um cigarro atrás do outro nojento . Porém Amber foi educada e a tratou com muita cordialidade não querendo despertar a fúria do pai . As poucas vezes que ela o tirou do sério em sua vida lhe ensinaram que ele pode ser bruto e violento , Amber não esquece as vezes que sua pesada mão a deixou com marcas por dias e ela faz de tudo pra não irritar o pai , principalmente quando as garrafas de uísque já estão vazias .
************************
- Lá vem café e o leite , esse leite está talhado ! olhem só a quantidade de bolhas que ele tem ! caçoa Martina quando Amber e Devon entram no refeitório seguidos de Luana.
- Se você sonha em deixar de ser uma fracassada deveria escolher melhor suas companhias ! fala Lucy pra Luana enquanto todos dão risadas como se fosse uma piada muito engraçada.
- Esses dois são verdadeiramente um lixo , essa tal de Luciana ou Luana sei lá... vive fazendo os testes pra líder de torcida, hahahahah nunca uma i****a dessas poderia ser uma de nós! Não é Peter?
- Martina não sei porque você se irrita tanto com esses esquisitões! fala Peter tentando mudar o assunto .
- Você só pensa em futebol Peter, você e Jeremy não entendem nada dessas coisas !
- Ohh sim eles não pensam em mais nada a não ser futebol , como veriam o quanto essa filha do mecânico é estranha e feia , esse dias meus pais foram a loja de ferragens e eu a vi trabalhando lá, precisavam ver as roupas dela, acho que são do exército da salvação! Caçoa Carol enquanto as outras meninas dão gargalhadas ouvindo sua descrição.
Peter , Jeremy e mais dois garotos do time reviram os olhos mais acabam rindo também. Afinal de contas a garota é realmente feia e estranha, suas roupas surradas a fariam passar despercebida para os garotos e eles só se dão conta de sua presença pela evidente implicância de Martina a garota mais bonita da escola , ela e Peter são namorados desde o segundo ano , e isso já era esperado visto suas famílias serem tão ligadas e serem ambos as estrelas da escola .
Talvez a implicância de Martina tenha aumentado desde que Peter foi designado pelo treinador a fazer um trabalho de ciências junto de Amber pra melhorar suas notas e não correr o risco de ser expulso do time ! Apesar de muito inteligente Peter como todo rapaz rico acabara negligenciando algumas matérias perdido em festas e divertimentos e seu treinador o forçou a se dedicar mais , preocupado em perder seu melhor jogador do time .
- Ela até que é legal , uma nerd mais legal ! fala Peter de forma impulsiva .
Martina revira os olhos cheios de desdém antes de responder : - você diz isso só porque foi forçado a estudar com ela , eu achei tudo um absurdo ! Seus pais são os maiores patrocinadores do time , você não deveria ser tão cobrado a ponto de ter que estudar com uma fracassada dessas .
Jeremy sempre mais ponderado por vir de família humilde e ser o segundo melhor jogador do time , o que lhe garantiu ser aceito como um dos astros da escola e circular com os alunos populares , muda de assunto discretamente.
- Vocês já estão escolhendo o que usar no baile ?
O assunto aleatório muda o foco do que deixa Jeremy desconfortável e graças aos céus as meninas passam a falar compulsivamente de suas roupas . Não há ali uma só dúvida de quem fará par com quem , a maioria das garotas espera ser convidada por um dos jogadores do time , afinal são líderes de torcida e Peter certamente irá ao baile com Martina.
Mais a discussão se torna acirrada quando tentam adivinhar quem será o casal que fará o discurso de a******a dos jogos estudantis antes da formatura , como envolve desde esportes até xadrez e uma competição matemática, qualquer um pode ser escolhido e nas turmas de formandos anteriores os escolhidos eram sempre os de maior nota e nem sempre tão populares.
- Uma coisa é certa , eu não serei a escolhida ! minhas notas estão péssimas e meus pais já me colocaram de castigo até o fim da vida ! fala Lucy dando de ombros como se não importasse.
Martina fica em silêncio, desde o início do ensino médio ela sonhou em ser a rainha do baile e fazer o discurso, porém suas notas não estavam cooperando ! Ela afasta o pensamento sabendo que a rainha do baile ela certamente será, claro com Peter ao seu lado , afinal de contas não há na escola nenhuma garota mais bonita que ela . Mesmo que alguma anônima faça o discurso por ter notas altas , ela Martina será a rainha do baile !