De vilão a herói
Iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro e nessa época se envolveu com a Viúva n***a, mas o relacionamento fracassou. Posteriormente se regenerou e entrou para os Vingadores, na mesma época em que o fizeram Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. O líder era o Capitão América. Criou muitos problemas para o Capitão, pelo seu temperamento rebelde e atração por Wanda, romance que não era aceito pelo irmão dela, Pietro. Procurando ganhar maior poder e se destacar na equipe, assumiu o uniforme e os poderes de Golias (uma das versões do Homem-Formiga) durante um certo tempo. Deixou temporariamente a equipe quando a Feiticeira Escarlate se casou com o Visão. Depois ele próprio se casaria com a h*****a Harpia. O casal se juntaria aos Vingadores da Costa Oeste, onde tiveram várias brigas.
Defensores
Depois que saiu dos Vingadores, o Gavião Arqueiro teve uma rápida passagem como m****o dos Defensores. Ele enfrentou seu velho adversário Homem de Ferro, no arco de histórias dos anos 70 no qual os Defensores combateram os Vingadores.
Vingadores da Costa Oeste
Como líder dos Vingadores da Costa Oeste, o Arqueiro vivia dizendo "O que o Capitão faria nesse caso?", principalmente quando lidava com a rebeldia de alguns membros, invertendo-se os papéis das histórias antigas, quando ele era em geral o "m****o rebelde" do g***o e o Capitão tinha que lidar com seus atos impulsivos.
Thunderbolts
Em certo ponto Arqueiro larga os Vingadores para se juntar ao time de antigos criminosos Thunderbolts, achando que sua experiência como líder ajudaria na eficiência e credibilidade da equipe. Durante sua estadia nos Thunderbolts, Barton tem um caso com Rocha Lunar, e em uma missão para resgatar sua falecida esposa Harpia do submundo, descobre que na verdade tinha sido enviado para retirar Patsy Walker.
Vingadores: A Queda
Gavião Arqueiro morreu durante os eventos de A Queda.
Quando os Krees atacaram a Mansão dos Vingadores, Barton apareceu com todas as suas flechas para defender a mansão. Um tiro acerta as flechas explosivas dentro de sua aljava, vendo que iria explodir, Barton se agarra num jetpack e consegue voar até uma nave Kree, que explode junto com ele, tendo assim uma morte heróica.
Dinastia M
Em Dinastia M, a Feiticeira Escarlate o ressuscita, nessa realidade, onde os mutantes são a raça dominante e os humanos são a minoria oprimida, Barton faz parte duma resistência humana liderada por Luke Cage dentro do Harlem junto com outros heróis como Punho de Ferro, Cavaleiro da Lua e Eco. Ao ser interrogado por Wolverine, Barton revela que não tinha lembranças dos eventos de A Queda e nem de sua morte.
Pós-Dinastia M
Depois de ressuscitar em Dinastia M, Barton procura o Dr. Estranho para que pudesse encontrar Feiticeira Escarlate e se vingar. Depois de dormir com Wanda, que aparentemente perdeu os poderes e a memória, Clint continuou em sua peregrinação. No meio-tempo, conhece Kate Bishop, que havia se inspirado em Clint para se tornar uma h*****a com proeficiência no arco e flecha, e abençoa ela a herdar seu codinome como Gaviã Arqueira.
Homem de Ferro o convida para ser o novo Capitão América, mas Barton rejeita.