A chamada literatura culta sempre foi inimiga íntima de outra muito famosa, falo da literatura de massa. Este é e sempre foi o tema central de inúmeras mesas debate que falam sobre temas literários, não tão somente no Brasil como no restante deste mundinho azul.
Sejam estes pequenos detalhes como os debates encima dos romances slowburn, ou pelos romances românticos, quem sabe pelos empolgantes dramas românticos, entre outros. Seja a literatura com a construção de personagem ou todo o caminho percorrido de uma saga, mas na boa? Isso sempre foi diferente tanto para Edmundo quanto para Anne, pois ambos sempre escreveram o que quiseram escrever, sem regras, temas complexados, sejam eles de maneira culta ou de massa.
"Eu apenas pensei numa história que deveria ser contada e assim o fiz" – acredite, um ou o outro escritor sempre disse isso.
Mas na real, mesmo sendo dois autores famosos e reconhecidos no território nacional e até mesmo internacionalmente como Edmundo que hoje reside e tem uma Biblioteca-Café administrada ao lado de sua filha Flávia em Londres, bem como atua como professor numa escola de nome por lá, quanto para Anne que tem inúmeros livros adaptados para séries em plataformas de streaming famosos e alguns trabalhos sendo abordados em novelas pelo mundo a fora.
O que eu quero dizer é que os dois, mesmo sendo gigantes num mundinho tão pequeno quanto o nosso, nunca se conheceram.
Para melhor apresentá-los, dando uma pincelada na biografia não autorizada deles, posso dizer que Edmundo um autor que em sua primeira participação de Bienal do Livro ganhou dois prêmios de destaque! Ele ganhou o prêmio de Autor Revelação, bem como o prêmio de Melhor Conto Românticos daquela Bienal.
Durante o resto do ano que passou, ele se destacou tanto que em poucos meses e até que bem rapidamente postulou as primeiras fileiras de venda e chega a ser reconhecido como o melhor autor não só do Brasil, mas como de toda a América Latina.
Num curtíssimo espaço de tempo por assim dizer ele chegou a Londres, onde terminou a sua pós-graduação em História do Brasil e fez Mestrado e Doutorado em História da Europa e da a América Latina.
"Eu que sempre me vi perdido em muitas coisas, graças aos livros e o meu grande amor por eles, consegui concluir uma visão de futuro que nem mesmo eu tinha quando era criança". – disse Edmundo para o jornal The Guardian em Londres na Inglaterra.
Já a nossa querida personagem chamada Anne, teve uma infância um pouco sofrida, para não escrachar tudo. Suportou escolhas difíceis de tomar, mas sempre decidiu no decorrer de sua breve existência ser escritora.
Nossa autora chegou no ponto alto da carreira no mesmo momento em que Edmundo já estava estabilizado lá na Europa. A diferença de idade entre eles não é muita, mas como bem sabe, profissionalmente falando, qualquer mês de contrato à mais é levado em consideração.
No mesmo momento em que do outro lado do mundo, Edmundo se consagrava na Academia Britânica de Letras com um troféu e uma cadeira, Anne erguia o prêmio de Melhor Autor daquela edição da Bienal Internacional do livro no Rio de Janeiro.
O fato curioso é que nessa época o prêmio já se chama Edmundo em destaque ao nosso querido protagonista, mas ele mesmo, nunca venceu, pois foi ainda novo para a Europa e jamais voltou para participar do evento.
Não vou expor muito da vida pessoal dos dois, mas irei mencionar nesse breve parágrafo de história, um curta deles que merece ser destacado: os dois escritores de peso, mas cada um já possui a sua própria história. Edmundo tem inúmeros contos que o autor desta obra que você está lendo já escreveu e a Anne é protagonista do livro Certo por Linhas Tortas. O que os dois fazem aqui, é uma participação de luxo, tudo isso para você que lê, possa entender que são dois coadjuvantes de peso, além de serem barreiras enormes e imensuráveis para que Zoe consiga vencer e se tornar a melhor autora dessa edição.
O que eu quero me referir é que mesmo que os dois tenham ganhado notoriedade e destaque tanto dentro quanto fora do próprio país, ainda assim, Anne e Edmundo sequer se seguiram no i********: ou estão no mesmo grupo de fofoca sobre séries da Netflix. Quis o deus do destino e a senhora do acaso que no momento de hoje, os dois aproveitem a chance de finalmente se conhecer, pois, além disso, tudo que falei ambos são exatamente do mesmo município. Ambos nasceram na capital do Rio de Janeiro, mas enquanto Anne começou a escrever e cresceu na zona do centro próximo ao Maracanã, Edmundo dava seus primeiros chutes de bola em Campo Grande, na zona oeste do Estado.
Em sua própria história Anne chegou a conhecer a escola onde o Edmundo estudou e conheceu a Nanda, o Instituto Imperial é o que liga inúmeras obras deste livro, mas isso, sinceramente? É um conto para outra hora, pois agora, vamos voltar a nossa atenção para a live de nossos queridos personagens.
– Gente, o assunto está muito bom, muito bom, bom, bom, mas tenho um anuncio para fazer. Infelizmente, Belisário, o nosso agente literário favorito, que estava marcado de fazer uma participação especial aqui conosco, não poderá participar. – esclareceu.
Imediatamente, o chat da live foi a loucura, pois Belisário já havia ganhado notoriedade no mercado.'
"O que será que aconteceu?" – pensou Lilian.
"d***a, ia usar essa chance para me apresentar". – imaginou Luciana.
"Queria pegar mais dicas com alguém descolado como ele". – refletiu Anne.
– Ele anda tendo alguns problemas com uma autora que ira fazer sua primeira participação na Bienal do livro, então, iremos remarcar para outro dia, combinado? – completou Edmundo.
"A culpa é minha então". – Lilian começou a se martirizar, mesmo sem saber o que de fato estava acontecendo.
Ela bem que enviou uma mensagem tanto para os Whatsapps de Zoe e Belisário assim que escutou Edmundo, contudo e infelizmente, os dois obviamente não responderam. E aquele sentimento de culpa no coração de Lilian iria começar a florir nesse momento em diante.
– Mas tenho dois anúncios de surpresa e encima da hora para fazer. Estão prontos? Então lá vai!
Esse foi o pico da live, o ponto alto daquele dia chuvoso.
– Tenho uma amiga querida que está assistindo a live, irei fixar o IG dela na tela para que vocês a sigam. Quero que vão correndo para a última postagem dela e comentem: '#vimpeloromance'. Ela está começando, mas tem um talento ímpar que eu mesmo não possuía em sua idade. Num outro momento, irei fazer uma live com ela, então bora, vão lá seguir o i********: da Lilian.
Imediatamente, nossa h*****a ganhou dez mil seguidores reais. Seu i********: travou e seu aparelho celular não conseguiu suportar a grande quantidade de notificações que apareceram em sua tela.
– EU NÃO ACREDITO QUE ELE FEZ ISSO! – esbravejou Lilian em seu escritório pessoal.
Sim, de alguns meses para cá, Lilian conseguiu o respeito de sua família e admiração de seu namorado. Ela transformou um quarto que tinha em sua casa que ninguém usava num escritório pessoal para conseguir escrever e trabalhar em paz, além de reorganizar seu quarto e mudar a casa. Pessoas simples conseguem fazer o que querem, pelo menos é o que penso, enfim, seguimos com a trama.
Lilian, um pouco irritada e incomodada, m*l conseguia responder alguém ou visualizar a live, ela não conseguia parar de pensar no ocorrido com os seus melhores amigos.
– Outro anúncio está mais para um convite, a pessoa que esclareceu à vocês algumas dúvidas é Anne, a mesma autora de vários sucessos literários e dona de roteiros adaptados famosos no streaming. Fala sério, eu não preciso apresentar o currículo dessa mulher maravilhosa, não é? Vou deixar o IG dela fixado aqui, façam o mesmo, mas no lugar de '#vimpeloromance' comentem '#vimpelodrama'.
E assim foi feito, o i********: de Anne encheu exatamente igual o que aconteceu com Lilian.
"Edmundo é realmente muito engajado com o seu público, que maravilhoso". — pensou ela.
Fernanda apareceu durante a live somente para mostrar um livro autografado pela Anne.
– Ela com certeza não se lembra, mas a Flávia, minha irmã do meio foi na última Bienal que a Anne participou só para comprar esse drama e pedir um autógrafo dela. Foi o meu presente de Natal daquele ano.
– EU TÔ SURTANDOOOOO! – gritou Anne.
Oliver caiu no riso, também não podia imaginar que algo assim acontecesse.
– Vou pedir publicamente para que ela me siga e me envie um direct, quero trocar uma palavrinha com minha conterrânea, beleza? – brincou.
A live entupiu de pessoas. O comentário no i********: era somente um só: o grande encontro dos romancistas mais famosos do Brasil.
– Será um prazer para mim conseguir trocar duas palavrinhas com alguém tão badalado quanto Edmundo, eu aceito e estou mandando meu celular pelo direct. – comentou Anne.
– Já estou te chamando! – respondeu Edmundo.
É com esta frase que a live se encerrou. Os fãs literários de um de do outro acabaram de presentar o início de amizade duradoura e especial para o mercado nacional.
Mas fora isso, o misto de alegria e tristeza batia no coraçãozinho de Lilian. Ela realmente se sentiu culpada por Belisário não participar da Live. Realmente pareceu que ele não estava lá, pois teve de fazer o que ela mesma deveria ter feito ao longo da tarde se não tivesse escrevendo o final do livro que ela mesmo perdeu no final das contas.
Lilian passou a mão no telefone e ligou para o celular de Zoe. Porém, algo extremamente incomum aconteceu. O celular tocou e tocou inúmeras vezes e ela não atendeu.
– Que estranho?
Como bem sabemos, Zoe sempre anda com o telefone na mão, ele se tornou uma ferramenta indispensável na ausência de sua visão. Então qual seria o motivo para que ela simplesmente não atendesse?
Ao insistir, lá pela terceira tentativa, Zoe finalmente atendeu com uma voz de choro completamente tocante e emocionada.
– Amiga, eu preciso conversar contigo. – disse chorosa.
– O que aconteceu? – questionou Lilian.
– EU E O BELISÁRIO TERMINAMOS!