Vincent voltou pro escritório e abriu a porta.
- Posso entrar?
- A casa é sua, você não precisa pedir. - Archer respondeu.
- Eu estava conversando com Taylor, dei um jeito pra ela não continuar chateada com você.
- Eu devo te agradecer por isso? - o encarou com ironia.
- Estou tentando melhorar o clima entre vocês, então, por favor, colabore.
- Seria mais fácil se ela não fosse tão curiosa.
- Você também não é uma pessoa fácil de lidar, nunca foi e piorou depois da sua suposta morte.
Archer suspirou revirando os olhos.
- Mostre a biblioteca para ela. - Vincent sugeriu.
- E por que eu faria isso?
- Porque ela é formada em Literatura, de certo gosta de livros. Mostre a biblioteca à ela.
Archer o encarou de cara amarrada.
- Nunca mostrei a biblioteca pra nenhuma delas.
- Faça isso como um pedido de desculpas, tenho certeza que ela vai gostar. - Vincent insistiu.
- Ta! - Archer assentiu.
Vincent cruzou os braços e ficou encarando Archer.
- O que foi?
- Vai lá fazer o pedido à ela. - indicou a porta.
Archer revirou os olhos, mas se levantou e subiu as escadas.
- Espere!
- O que foi?
- Trate-a com educação e carinho, pense nela como uma presença ilustre, iluminando esta casa.
Archer revirou os olhos, mas assentiu diante dos absurdos de seu heptavô.
Taylor já havia tomado café, se banhado e trocado de roupa quando bateram na porta.
- Entra! - ela pediu imaginando ser Vincent de novo.
Sua surpresa foi grande quando quem abriu a porta foi Archer.
- Quer vir num lugar comigo?
Taylor o encarou desconfiada, mas acabou aceitando. Archer forçou um sorriso e saiu na frente. Ela o seguiu e os dois desceram as escadas, ao invés de tomarem o corredor que dava ao escritório, Archer foi na direção da sala. Taylor encarou a lareira lembrando da noite passada quando viu Archer parado em frente à ela. Do lado da lareira Archer parou em frente à duas portas duplas de madeira e as abriu.
- Você disse que fez Literatura né?
- Uhum! - Taylor assentiu.
- Então acho que vai gostar disso. - ele sorriu e abriu as duas portas.
Taylor atravessou as portas e seus olhos se arregalaram quando viu diante de seus olhos uma biblioteca de dois andares. Uma lareira e dois sofás de couro marrom no primeiro andar eram as únicas coisas além das incontáveis estantes pelo lugar, todas cobertas de livros.
- Caramba!
- Gostou? - Archer sorriu.
- É demais, quantos livros tem aqui?
- Só o Vincent sabe, ele é apaixonado por livros, foi ele quem adquiriu todos eles. Vem comigo, quero te mostrar uma coisa que tenho certeza que você vai ficar louca quando vir. - Archer a puxou pela mão.
Taylor encarou a mão dos dois e seguiu Archer até o segundo andar da biblioteca. Os dois pararam em uma prateleira no centro do segundo andar, a única que tinha uma porta de vidro. Archer pegou a chave destrancou a porta e abriu.
- Aqui estão algumas das primeiras edições mais raras do mundo. - Archer apontou.
Taylor encarou um por um os títulos e quanto mais lia mais embasbacada ficava.
* As Profecias, Nostradamus (1566);
* Romeo e Juliet, William Shakespeare (1597);
* Razão e Sensibilidade, Jane Austen (1811);
* Orgulho e Preconceito, Jane Austen (1813);
* O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Bronte (1847);
* As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain (1876);
* Guerra e Paz, Leo Tolstoy (1885);
* Drácula, Bram Stoker (1897);
* O Mágico de Oz, L. Frank Baum (1900);
* Passeio ao Farol, Virginia Woolf (1927);
* O Hobbit, J.R.R Tolkien (1937);
- Caramba, vocês não pensam de leiloar esses livros não, né?
- Você leiloaria uma obra de arte dessas? - Archer a encarou estreitando as sobrancelhas.
- É lógico que não. - Taylor sorriu. - Você tem algum preferido?
- São tantos livros que é difícil eleger um preferido. - Archer deu de ombros.
- Nem daqui dessa estante?
- O primeiro dessa estante que eu li foi O Mágico de Oz e Drácula, acho que esses são meus preferidos. - sorriu. - E você já leu algum dessa estante?
- Todos exceto As Profecias, mas meu preferido é esse. - apontou na estante Orgulho e Preconceito.
- Você é do tipo que rele livros?
- É claro! - Taylor sorriu.
- Se quiser reler algum desses ou encontrar algum outro livro por aqui...
- Jura que vai me deixar fuçar na sua biblioteca e do Vincent?
- Teoricamente a biblioteca é dele, mas você pode ficar à vontade aqui.
- Obrigada! - Taylor sorriu, gostando do jeito como ele a encarou e se comportou.
- Bom, você pode ficar aqui quanto tempo quiser, eu vou fazer umas coisas e depois nos falamos.
Taylor encarou Archer dar as costas pra ela e descer as escadas voltando pro primeiro andar.
- Archer espera!
- O que foi? - eke se virou já perto da porta.
- Obrigada por ter me mostrado tudo isso aqui. - abriu os braços.
- Não foi nada, considere como um pedido de desculpas por mais cedo.
- Ta desculpado então. - ela sorriu dando de ombros.
Archer sorriu fazendo um aceno com a cabeça e se retirou. Taylor encarou a biblioteca sem saber por onde começar. Eram tantos livros, tantos títulos que ela pensou que poderia ficar semanas, anos ali até ler todos aqueles livros. Mordendo os lábios como uma criança numa loja de brinquedos, ela começou a andar pela biblioteca e se fascinar ainda mais com o lugar.
Archer fechou a porta do escritório e tomou um susto quando viu Vincent lá dentro.
- Ela gostou?
- Sim, você acertou! Ela ficou fascinada pela biblioteca, mostrei sua estante preciosa pra ela. Ela também é fã da Jane Austen, assim como você. - Archer respondeu.
- Eu te disse que ela é diferente.
- Pelo menos ela não me disse que todos aqueles livros passavam de folhas velhas. Muito menos leiloaria para ganhar uma fortuna.
- Pelo que estou vendo dessa garota ela sabe dar valor às coisas que realmente importam, exatamente como minha Catherine. - Vincent suspirou e encarou o retrato. - Se não fosse absurdo eu poderia acreditar que ela é reencarnação da Cath.
- Ai você ficaria com ela não eu. - Archer deu de ombros. - Mas falando sério, eu torço de verdade para que algum dia você a encontre.
- Eu vou encontra-la um dia, eu tenho certeza. - Vincent respondeu.
- De verdade, eu espero que sim. - Archer sorriu.
Taylor passou os olhos pelos títulos tentando dar conta de ler todos os nomes impressos nos livros. Havia volumes que falavam sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial, A Guerra Fria, a Revolução Francesa. Livros de romance como Romeo e Juliet, poesias, ficção científica....
- Meu Deus, em vinte dias não vou dar conta de ler tudo isso. - Taylor sorriu e ficou séria na mesma hora ao se dar conta do que tinha acabado de dizer. - O que você está falando?
Balançando a cabeça ela continuou olhando os livros. Se apoiou na estante e ficou na ponta dos pés para ler um título que estava na quarta prateleira. Era uma edição antiga e as letras estavam enfraquecidas.
A estante se moveu fazendo-a se desequilibrar e Taylor achou uma passagem atrás dela, um corredor estreito. Curiosa ela seguiu em frente.
Tatte entrou no quarto dos filhos e suspirou ao ver os dois cabisbaixos.
- O que foi, meus amores?
- A gente ta com saudade da titia. - Enzo respondeu.
- Oh queridos não fiquem assim, logo a Taylor vai estar de volta com a gente. - acariciou os cabelos dos filhos.
- Porque ela foi embora? Ela disse que ia ficar mais tempo com a gente. - Alec reclamou.
Tatte suspirou, para não contar do sequestro, resolveram dizer aos gêmeos que Taylor tinha voltado pra capital, mas que logo estaria de volta.
- Ela nem se despediu da gente, mamãe a gente fez alguma coisa? - Alec perguntou.
- Claro que não queridos, é que foi coisa de última hora. - Tatte respondeu.
- Tem algum telefone pra gente ligar pra ela? - Enzo perguntou.
- Eu não sei querido, ela vai ligar pra gente quando puder.
Enzo e Alec abaixaram a cabeça insatisfeitos com a resposta da mãe. A porta se abriu e Antony perguntou:
- Ta ocupada amor?
Tatte negou com a cabeça e se levantou da cama, após dar um beijo na cabeça dos filhos.
- Ta tudo bem com eles? - Antony perguntou.
- Estão com saudades da Taylor. - Tatte suspirou.
- Ela vai aparecer como as outras moças e vamos fazer o possível pra encontrá-la. - Antony respondeu.
- Sim amor, ela vai aparecer. - respondeu e o abraçou.
Archer entrou na biblioteca chamando por Taylor, já estava na hora do almoço e ela não saíra da biblioteca desde manhã.
- Taylor?
Estreitando as sobrancelhas ele a procurou nos dois andares, acreditando que ela poderia ter pegado no sono em alguma poltrona. Sua preocupação aumentou quando ele se deu conta de que ela não estava ali.
- O que aconteceu? - Vincent perguntou quando Archer entrou na sala de jantar.
- Ela foi embora!
- Como assim ela foi embora? - Vincent estranhou.
- Ela me enganou, achei que ela queria ficar na biblioteca, mas ela arrumou um jeito de fugir.
- Archer ela não pode ter ido, a gente teria visto e ela sabe que estamos no meio da floresta, ela não ia se arriscar.
- Pra quem queria tanto ir embora de manhã, eu não duvido. - Archer respondeu.
- Você está julgando ela sem saber, você procura aqui na casa, eu vou olhar em volta, ela pode estar no jardim ou pode estar perdida em algum cômodo.
- Eu acho que ela foi embora.
- Preciso procura-la na floresta então, ela não pode estar longe, quanto tempo faz que você a levou lá?
- Umas duas horas. - respondeu.
- Ok, ela deve estar por perto, vou procura-la.
- Como vai procura-la se nem pode se transformar em lobo?
- Eu não me canso como você e posso correr mais rápido que você, tenho essa vantagem. - Vincent respondeu e saiu pelas portas do fundo.
- Onde você se meteu Taylor? - Archer suspirou.