“Hoje não é só mais um dia, é a chance de fazer as coisas acontecerem, é a segunda chance que você pediu à vida, aproveite-a.’
✲ ✲ ✲
Estados Unidos
São Francisco, Califórnia
El presidio Real de San Francisco
Cinco anos depois
Parado na frente daqueles imensos portões estava Gabriel. Durante cinco anos sua moradia foi as paredes do El Presidio Real de San Francisco. Por um minuto se pôs a pensar que rumo agora teria a sua vida? Conviveu por tanto tempo com a pior escoria da sociedade, que temia ter se transformado em uma. A vida era realmente uma caixinha de surpresas, quem diria que um bom garoto, estudioso, bom filho, com boa educação, estaria ali no meio de homens perigosos, cruéis e sem coração. A vida era uma verdadeira filha da p**a. Seus pensamentos foram interrompidos ao ouvir uma voz bastante conhecida:
— Pode ir moleque. — falou o carcereiro retirando as algemas e lhe entregando uns pertences.
Gabriel o fitou de cima a baixo e pegou seus objetos que estavam na mão do homem, sabia que tinha muito a agradecer, se não perdeu a sua sanidade dentro daquelas paredes frias devia isso a esse homem, o único amigo que fez enquanto esteve preso.
— Você está tendo uma segunda chance garoto, reflita sobre todas as bobagens que te colocaram aqui dentro. Espero que tenha aprendido a lição e que não possa te ver novamente. — disse o homem mais velho encarando Gabriel. — Aqui estão seus documentos e seus pertences, nesse endereço, você vai encontrar seu agente de condicional. Ele se chama Thomas Hoody, vai te instalar na sua nova moradia e lhe arrumará um emprego, lhe introduzindo novamente a sociedade.
Gabriel apenas observava o pequeno cartão que tinha na sua mão, depois de uns segundos, levantou o rosto e disse:
— Obrigado Anthony. — os dois se encararam intensamente e Gabriel continuou: — Não se preocupe, não voltarei para esse inferno.
Gabriel tinha uma verdadeira gratidão pelo homem. Quando chegou naquela prisão, ele mesmo não se reconheceu. Era como se estivesse possuído por uma entidade maligna, que se alimentava apenas de vingança. E parado diante dele, estava o homem que o fez perceber que a vingança destrói o vingador. Foi graças a Anthony, que conseguiu afastar a parte n***a de sua alma e se reerguer. Não foi fácil, mas ter uma pessoa ao seu lado para lhe ajudar a combater os seus demônios mais sombrios fica mais fácil. Isso ele nunca iria esquecer.
— Nunca irei esquecer o que fez por mim. Tentarei aproveitar essa nova chance que a vida está me dando, não irei decepcioná-lo meu amigo.
Gabriel se aproximou de Anthony e o abraçou forte.
Os portões de ferro abriram e por eles saiu Gabriel, um ônibus já o esperava, comprimentou o motorista e os outros ex-detentos que assim como ele, estavam tendo uma segunda chance. Levantou os olhos e fitou o céu azul assim como os seus olhos, dentro de si, ansiava por uma nova vida, uma oportunidade de construir novamente a sua história.