
A Mafia
Uma organização criminosa, com seus códigos de conduta, traições e todas as disputas por poder, guerras entre famílias e seus negócios ilegais ou não, etc.
No entanto, é a forma como eles se protegem, e protegem o sangue é o que a torna mais fascinante, além é claro, dos rituais de iniciação que é outra coisa chamam a atenção de todos os aficionados pelo tema. Cada organização tem uma peculiaridade ao aceitar novos membros, ou transformar seus meninos em homens-feitos para a máfia.
A Yakuza tem uma estrutura complexa e para progredir até o topo da hierarquia, tem um longo caminho a ser percorrido. Mas existe um ritual de iniciação que todo iniciante deve passar, conhecido como Sakazukigoto. Às vezes a iniciação acontece em um santuário xintoísta, o saque é servido por outros membros da família para o novato e para o seu Oyabun, sendo que o novato recebe uma dose pequena enquanto o Chefe recebe uma dose transbordante, refletindo sua autoridade sobre o novato.
Entrar para a Yakuza, é fazer um pacto para a vida toda. O iniciando precisa provar sua lealdade absoluta para com o seu clã. Se cometer uma infração contra a organização é punido e entre as punições está a amputação da ponta do dedo mindinho, e esta punição é realizada em um ritual chamado Yubitsume.
As Tríades chinesas, não estão entre as minhas preferidas devido aos tipos de práticas criminosas, principalmente o tráfico de mulheres para serem usadas para a prostituição. Estes grupos traficam mulheres do Sudeste da Ásia, da América do Sul e do Leste europeu para a Europa Ocidental. Além de drogas ilícitas, contrabando de cigarros, de munições, organização de sequestros, homicídios, roubos, e jogos de azar. Assim como todas as organizações mafiosas, a máfia chinesa também possui seus rituais de iniciação e de punição para infrações. Essas punições iam desde deixar o infrator sem alimentos e água a amputação de membros como dedos das mãos e dos pês.
Vor v Zakone — "bandidos pela lei" também conhecidos como Bratva ou Máfia russa, que será retratada no quarto livro da série Detentores, é uma organização que também tem seus rituais históricos e hierarquia. O novato é geralmente apresentado por um padrinho e recebe um novo nome na iniciação, na maioria das vezes esse nome faz referência ao local onde o iniciando cumpriu pena. Há também é claro regras de conduta, como; não violar mulheres da máfia ou das famílias, e não cobiçar a mulher de outrem, etc.
A Violenta Yardie Jamaicana.
A máfia albanesa.
A máfia sérvia — (Existem três grupos principais, chamados Vozdovac, Surcin e Zemun, que controlam os grupos menores. Atualmente existem cerca de 30 a 40 grupos atuando na Sérvia).
Os cartéis de drogas da América do Sul, como de Medellín e de Cali. Escrevi sobre estas organizações no meu livro Lua Rosa.
As tradicionais máfias italianas, a Cosa Nostra siciliana, a Camorra de Napoli, e a Ndrangheta da Calábria.
A máfia sardenha é uma organização baseada em um código de conduta tão bem elaborado que este acabou servindo de modelo para sistemas judiciários em várias partes do mundo. O Código da vingança bárbara, é um item que não pode faltar na estante dos amantes da história da máfia.
Os cartéis mexicanos, e o seu poderio na distribuição de drogas para todo o mundo.
O PCC e o Comando Vermelho no Brasil que embora sejam retratadas como facções criminosas, elas também são organizações com hierarquias e regras, incluindo as regras dos morros e favelas. O PCC hoje está presente em quase todas as esferas sociais brasileiras, nas instituições como; a polícia, exercito, governos e judiciário. (coisas que ninguém quer perguntar e ninguém que ouse negar ou afirmar) há dez minutos e já chegou aos seus ouvidos. Com o tempo os segredos cresciam a tal modo que se tornaram tanto benéficos quanto eram também a causa da morte de quem os detinha.
Para controlar tanto poder, foi necessária a existência de uma organização que não apenas serviria para controlar aqueles que abusavam de seu conhecimento, como também para proteger os que guardavam esses segredos. A polícia e os governantes compravam os segredos que eles quisessem vender, outros vendiam ou trocavam segredos por outros segredos, por dinheiro e até mesmo proteção.
Todos os que tinham algo a esconder começaram a temer os Titolare di Segretti, e alguns até tentavam se erguer sobre eles, mas encontraram um oponente forte bem organizado e destemido, que não paravam para fazer perguntas e nem mesmo para contar os corpos, e a notícia de suas qu

