Capítulo 3
Seu cheiro
Saulo Pappa
Sou o mais velho de três irmãos, somos filhos de Dionísio Pappa e Cintia Pappa, moradores da ilha de Tilos é uma das pequenas ilhas do Dodecaneso, localizada entre Rodes e Kos. A paisagem inclui altas montanhas, planícies férteis à beira-mar, costas rochosas íngremes e longas praias de areia. A Ilha de Tilos fornece habitat para espécies de aves raras e possui cerca de quatrocentos tipos de flores e ervas. É a primeira ilha verde, em termos energéticos, e uma grande reserva natural protegida por tratados internacionais.
Na antiguidade, Tilos era popular por suas ervas e prosperou durante o período clássico, que também foi a época em que viveu Irinna, uma famosa poetisa grega antiga. É hoje uma ilha tranquila, famílias que se conhecem desde sempre e praias incríveis onde pode passar umas férias relaxantes. Vista de cima do volume montanhoso da ilha e do porto de Agios Antonios.
Diz o mito que a ilha recebeu o nome de Tilos, filho de Alia, irmã do Sol. Quando ela adoeceu gravemente, Tilos foi à ilha colher ervas para seu tratamento. Quando Alia se recuperou, Tilos voltou para a ilha e construiu um templo em homenagem ao deus Apolo.
Minha família sempre morou aqui, ninguém nunca saiu da Grécia, somente vamos para a cidades mais estruturadas buscar mantimentos para vender na nossa a ilha e reabastecer os restaurantes, bares, mercados e mercearias. Somos os principais fornecedores na ilha, temos a maior frota de caminhões que circula pela ilha e as ilhas vizinhas.
Não somos ricos, mas nem pobres, eu sempre fui preparado para assumir os negócios do meu pai, ele me treina desde de que eu consegui subir no carona do caminhão.
Meus irmãos mais novos eram grandes em suas áreas, Hermes queria ser cozinheiro e está estudando para se tornar um chefe, mas não quer sair da ilha, temos um bom fluxo de turismo e aqui está a sua noiva Héstia prima de Lyra...
Lyra...
Lyra sempre foi um sonho que nunca pude nem sonhar em chegar perto, ela logo se encantou pelo meu irmão desmiolado, Heitor somente queira saber de cantar, ele é talentoso e queria ter fama, mas sempre incluí Lyra no processo, não sei o que mudou na noite antes do seu casamento para o dia e si.
Não sei o que deu na cabeça do meu irmão para deixar aquela menina e ir embora e nem ao mesmo falar com ela a verdade.
Eu sempre tive um amor não correspondido por Lyra Papadakis, ela respirava meu irmão, sonhava os sonhos dele e meio que pedia seu brilho para caber em seus sonhos.
Agora vê ela aqui quebrada desse jeito me deixa ainda mais irritado com ela maldito!
A cidade toda está falado dela, da minha família e como aquela garota tão boa e gentil vai sobreviver a um trauma tão grande.
Lyra enche a boca para falar que não quer mais saber do meu irmão, mas sei que se aquele desgraçado aparecer, ela corre para ele...
Não vou mentir, sempre desejei ter sua atenção, mas depois me sentia culpado por querer que uma mulher tão boa me desse uma oportunidade. Ela e meu irmão iriam de casar e eu já estava começando a sair com uma mulher aqui da ilha.
Mas quando a bomba estourou e vi aquela mulher sozinha e quase cometendo uma loucura por alguém que não merce, Deus meu coração ficou tão pequeno.
Como eu queira que alguém me amasse daquele forma, como eu queria que ela me amasse com aquela entrega, mas Lyra está quebrada em mil pedaços e estou tentando ajudar ela a colar os caquinhos que sobrou do seu coração.
Não estou esperando que ela me note ou me queira em um futuro próximo, somente quero o bem dela e cumpri a promessa que fiz naquele precipício.
Eu nunca a deixaria para trás, nunca deixaria ela cometer uma loucura, eu nunca deixaria que ela fizesse m*l a si mesma por causa de Heitor ou qualquer outra coisa, Lyra é maravilhosa, porque pensou em fazer uma loucura como essa.
Então minha vida gira em torno dela desde então, sempre estou por perto, sempre tento a agradar de alguma forma e ser um amigo já que não posso ser outra coisa.
- Deus a minha filha esta sofrendo muito Saulo, não sei como deixei aquele projeto de cantor se aproximar dela... Me arrependo amargamente por ter autorizado o namoro e o casamento. Eu sempre soube que Heitor não era um homem que ficaria feliz aqui na ilha, ele queria ser cantor, no fundo eu sabia que uma hora ele escolheria entre a minha filha e a música... Naquela noite vi um empresário conversando com ele, deixei para lá pois Heitor brigou com o homem, mas acho que ele deve ter ser arrependido e foi atrás dele. - Senhor Héctor engolia meu irmão, pois queira fazer a sua filha feliz.
- Se eu soubesse que ele iria fazer isso, e mesmo teria avisado Lyra...Ela não merece um cara como meu irmão, ele poderia ter conversado com ela, cancelado o casamento, agido como um homem de verdade. - Estava em um dos restaurantes de Héctor. Todos os restaurantes da orla são dele.
- Você é um bom rapaz... Sempre quis que a minha menina se casasse com alguém como você... - Eu queria ser esse rapaz, como queria...
Eu queira curar as suas dores, secar as suas lágrimas e a cobrir com esse amor que guardo em meu peito por tantos anos.
A amei sozinho e nunca vi a oportunidade de me declarar, mas também não conseguia tirar ela da minha cabeça. Me contendo em ser o amigo prestativo, é o que me resta no momento...
- O que está acontecendo com você? - Pergunto desesperado, sinto minhas mãos frias e minha boca seca, Lyra está sentada no chão branco abraçada ao vaso sanitário, claramente estava vomitando.
Minha cunhada está com uma cara péssima olhando a prima nesse estado, sei que para Hérnia está neste estado é por que a coisa é seria.
- Está doente Lyra, meu caminhão está na porta, te levo para o hospital da cidade... - Lyra está branca como a pintura de seu restaurante, ela parece processar algo.
- Estou enjoada com seu cheiro...- Ela abraça o vaso novamente.
- Não gosta do meu cheiro?- Me sinto culpado e triste...
- Não é você, Saulo, somente fiquei estranha, de repente me senti muito enjoada, quanto mais você chegava perto, mas eu me sentia enjoada e com vontade de vomitar.
- Está com raiva de mim, por isso está querendo me afastar? - Estou desesperado em ficar longe dela.
- Ela pode estar grávida Saulo, não é você e a condição que ela está! - Agora quem fica tonto sou eu...
Grávida...
- Grávida de Heitor... - Não é uma pergunta, é uma constatação
- Preciso saber se estou realmente grávida, como você mesma falou, vai ser uma tragédia se realmente eu estiver grávida...
Então foi assim que me encontrava em uma farmácia pedindo um teste de gravidez, as meninas não podiam vir para não levantar suspeitas e a ilha saber que alguém estava grávida.
Volto nervoso com aquela sacola contendo o teste, o restaurante está fechado e as meninas lá dentro me aguardando.
- Aqui está...- Entrego o pacote que pode mudar a vida de Lyra Papadakis para sempre e a minha também, pis nunca a deixaria nesse momento, ainda mais esperando um sobrinho meu!
Cinco minutos depois e duas garrafas de água...
- Repete por favor...- Lyra sussurra já colocando a mão na barriga.
- Aqui está escrito positivo Lyra... - Héstia diz com as mãos trêmulas.
- Meu pai vai matar seu irmão...
Pior que eu sei disso...
- Eu queiro matar ele! Como... como, como vamos fazer Lyra? - Pergunto querendo me declarar e criar a criança que está em seu ventre. Mas ela iria se assustar e me afastar.
- Eu vou criar meu filho... MEU FILHO...