Os gatos se mostraram consideravelmente mais fáceis. Havia sete gatos adultos, que eles soltaram de seus pequenos currais semelhantes a cubículos e os soltaram em uma sala de jogos maior para algum exercício enquanto pegavam as caixas de areia e enchiam suas tigelas de comida e água.
"Umm Nailah, não é r**m para uma mulher grávida colher caixas de areia?" Eleanor perguntou quando eles começaram, lembrando-se de algo que leu há muito tempo.
"Oh, você também não", Nailah suspirou. "Eu já tive essa conversa com Gus. O medo é a toxoplasmose. É um parasita raro que pode infectar gatos, especialmente aqueles que podem caçar roedores e pássaros. Gatos de interior raramente são infectados com ele. Há um período de incubação, então, desde que as caixas sejam limpas diariamente, não é realmente um problema, especialmente se eu usar luvas.
Eleanor assentiu, confiando em sua experiência no assunto. Uma vez que os felinos foram acomodados, eles saíram para a frente para limpar a pequena área de recreação. Usando um aspirador de mão, eles limparam a pequena área acarpetada e as camas dos filhotes. Então Nailah selecionou brinquedos de uma lixeira e os espalhou antes de trazerem os filhotes agora alimentados e andavam e os colocavam em sua área protegida. Dois deles imediatamente começaram a puxar um brinquedo de corda.
"Você sempre coloca os cachorrinhos na janela?" Eleanor perguntou.
"Se eu tivesse uma ninhada de gatinhos, eu os trocaria a cada dois dias", disse Nailah.
"Nenhum dos cães adultos?"
"Um par de cachorrinhos, talvez, se eu não tiver filhotes", Nailah encolheu os ombros. "Não é bom que os filhotes cresçam em um abrigo, mas eu gostaria que as pessoas olhassem para os cães mais velhos com a mesma consideração."
"Eles não gostam de cães mais velhos?" Eleanor perguntou, pensando em como Bear a aconchegou docemente.
"Todo mundo quer um cachorrinho", Nailah suspirou, "eles esquecem a invasão da casa, o treinamento, a dentição. Por que você acha que tantos desses filhotes acabam nos abrigos como cães adultos quando seus donos ficam frustrados com todos os maus hábitos que adquirem? Há um certo charme nos cães mais velhos que são mais estabelecidos e suas personalidades mais fáceis de prever. É particularmente difícil para cães como Bear."
"Como assim?"
"É a maldição do cachorro grande e preto. Eles simplesmente não são chamativos e fofos e tendem a ficar em abrigos.
"Isso é tão triste. Só por causa disso?"
Nailah acenou com a cabeça, "É o mesmo para os gatos também, acredite ou não."
Eleanor franziu a testa, olhando para os três filhotes, um dos quais era um labrador preto. O mesmo vale para os filhotes? O preto seria escolhido por último apenas por causa de sua cor? Não parecia nada justo.
"Bem, são quase oito. Hora de abrir as portas", anunciou Nailah.
Sim, hora de começar a trabalhar.
* * *
"Com licença, entrega para Nailah?" um entregador enfiou a cabeça na porta depois do almoço.
"Oh, sim. Elle, os arquivos estão aqui!"
Eleanor saiu um momento depois para ver os entregadores entrando no primeiro armário, "Eu já tenho o lugar para eles."
Uma vez que os dois armários estavam no lugar, eles a surpreenderam com uma caixa de pastas de arquivo e envelopes pardos. Eles até levaram o antigo sem taxa adicional. Eleanor se sentiu praticamente tonta, como uma criança no Natal.
Ela se acomodou alegremente para separar suas pilhas agora organizadas. Ela começou com as contas de serviços públicos, pois elas precisavam ser colocadas em ordem cronológica. Classificando-os, ela notou vários avisos vencidos ao longo dos anos, confirmando a afirmação de Nailah de que ela m*l se mantinha acima da água. Isso mudou há três anos e, de repente, eles foram pagos em dia todos os meses, como um relógio.
Anotando isso em sua mente, ela organizou as contas em arquivos. Ela se perguntou se Nailah ficaria bem com um triturador para que ela pudesse descartar os arquivos antigos adequadamente, ou se o barulho perturbaria os cães. Realmente não havia necessidade de manter as contas tão atrasadas.
Ela estava começando uma pilha designada de arrecadação de fundos quando Nailah bateu na porta: "Uau!"
Eleanor deu um susto enquanto Nailah examinava a sala. Com os arquivos limpos, Eleanor aproveitou a oportunidade para limpar e reorganizar o quarto. A escrivaninha agora estava mais perto da janela com vista para o quintal e os armários de arquivo estavam na parede oposta com uma pequena mesa entre eles. Atualmente, a tabela estava sendo usada para ajudar na classificação de arquivos, mas seria um excelente lugar para uma impressora no futuro.
"Parece uma sala completamente diferente!"
"Eu não sei sobre isso, mas espero que pareça um pouco maior", Eleanor riu. "Eu queria perguntar, você acha que um triturador seria bom? Quero dizer, você acha que isso perturbaria os cães?
"Não, acho que não. Por quê?"
"Bem, você tem alguma papelada desatualizada e realmente não há razão para mantê-la, mas deve ser descartada adequadamente."
"Existe alguma razão para que não possa simplesmente ir para o lixo?"
"Bem, ele contém algumas informações pessoais: nome, número de telefone e endereço, bem como os números da sua conta."
"Acho que nunca pensei nisso", disse Nailah, "mas entendo seu ponto. Gus tem um triturador em casa e em seu escritório. Alguma outra sugestão?"
"Bem, eu queria perguntar se há alguma razão para você não ter um computador."
"Acho que nunca consegui um. Eu costumava executar esse resgate para fora da minha casa, acredite ou não. Eu não consegui este lugar até cinco ou seis anos atrás", Nailah riu. "Aparentemente, existe uma lei que diz que uma pessoa só pode possuir tantos cães em uma casa residencial."
Eleanor balançou a cabeça, imaginando se alguma conversa com Nailah seria normal.
"O policial que me serviu as multas foi legal", Nailah franziu a testa, "no começo."
Eleanor lançou-lhe um olhar questionador. Sua curiosidade foi despertada, mas ela não queria se intrometer. Felizmente, Nailah estava sempre falante.
"Ele era charmoso, carismático", suspirou Nailah. "Mas no final ele mostrou suas verdadeiras cores. Ele era controlador e facilmente irritado se seus planos meticulosos fossem interrompidos.
"Ele ... bater em você?" Eleanor hesitou.
"Não, ele nunca me tocou", disse Nailah. "Ele não aceitava um não como resposta, mas nunca me batia."
Eleanor acenou com a cabeça. Ela estava feliz por Nailah nunca ter sofrido a mesma humilhação que sofreu. Isso era algo que ela nunca desejou a ninguém.
"Ela, você está bem?"
"Oh, sim. Não é nada."
"Não parece", disse Nailah.
Eleanor olhou para ela por um longo momento.
"Achei que você me diria quando estivesse pronto, então sem pressão", disse Nailah, "eu só quero que você saiba que estou aqui."
"Espere," Eleanor falou quando Nailah se virou para a porta, "Eu não estou pronta para falar sobre isso, mas minha noiva, ex-noiva, era—não é uma pessoa legal. Ele..."
Nailah deu um passo à frente, pegando as mãos de Eleanor nas suas, "Ele bateu em você, não foi? É por isso que você me perguntou."
Eleanor acenou com a cabeça e foi rapidamente abraçada nos braços reconfortantes de Nailah. No início, ela não tinha certeza do que deveria fazer. Ninguém nunca a abraçou. Ninguém nunca lhe ofereceu conforto. Eleanor podia praticamente sentir o coração quente e o cuidado de Nailah se infiltrando nela. Lágrimas turvaram sua visão. Por que ela estava chorando de repente?
"Está tudo bem", Nailah entoou gentilmente. "Todos nós precisamos chorar às vezes. É saudável. Não segure as lágrimas."
Eleanor fungou. Nailah acariciou seu cabelo. Depois de um longo momento, eles se separaram e Nailah gentilmente enxugou as lágrimas de Eleanor.
"Você não teve uma vida fácil, mas prometo que vai melhorar."
Eleanor espelhou o sorriso de Nailah e respirou fundo. Sim, estava melhorando um pouco a cada dia.
"Que tal você fazer uma pausa?" Nailah disse. "Acho que você já fez o suficiente aqui e precisa de um pouco de ar. Vamos deixar os cachorros saírem para brincar um pouco."
Eleanor acenou com a cabeça. Ela seguiu Nailah para descobrir que a rotina noturna não era tão diferente da manhã. Os cães foram soltos em grupos, seus canis foram lavados rapidamente, tigelas de água e comida foram enchidas. No entanto, eles tiraram um momento com o último grupo de cães para sentar no banco e aproveitar o início da noite.
Surpreendentemente, Bear sentou-se com a cabeça no colo dela, em vez de brincar com os outros cães. Eleanor gentilmente acariciou suas orelhas tentando organizar seus pensamentos. Nailah não falou, dando-lhe o silêncio de que precisava.
"Será que fica mais fácil?" Eleanor perguntou.
"Depende da sua definição de mais fácil", respondeu Nailah. "Há muitas noites sem dormir e pensando demais. O que eu fiz? O que eu não fiz? O que eu poderia ter feito diferente? Eventualmente, você deixa de lado a dor, a humilhação, a culpa. Você deixa passar quando percebe que não havia nada que você pudesse ter feito porque o problema não era você. O problema era ele, e você não podia mudá-lo."
Eleanor suspirou: "Então, o que você está dizendo é que eu não sou defeituosa. Eu sou..."
"Uma mulher perfeitamente imperfeita como o resto de nós", Nailah riu. "E não há nada de errado com você. Mas seu ex tem alguns problemas sérios."
Eleanor bufou uma risada. Foi bom ter um amigo.