bc

Lampejos - A linha da borda

book_age16+
14
FOLLOW
1K
READ
drama
detective
city
like
intro-logo
Blurb

Lampejo: clarão ou brilho momentâneo.

Teresa Plath se descreveria como paradoxal e com recorrentes oscilações de humor que, aqui, eu chamarei de lampejos. Por ser o lampejo, um clarão momentâneo. Momentâneo como quase tudo o que ela sente. Clarão porque tudo o que ela sente é intenso, devastador e a desestrutura.

Todo mundo tem sentimentos momentâneos mas, acredite em mim, as suas oscilações vão de 0 a 100 em uma velocidade curiosa, para não dizer assustadora.

Esse livro trata-se de um compilado de relatos, crônicas, ou seja qual for a nomenclatura mais adequada a esse gênero textual que, provavelmente, será tão incerto quanto Teresa se sente quanto a sua identidade e qual pessoa ela será na semana que vem ou, até mesmo, no dia seguinte.

Com um possível diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, uma vida marcada por oscilações entre alegria, completa tristeza, ideação suicida, sentimento crônico de vazio e ansiedade, eu não pretendo me ater aos diagnósticos de Teresa, a nosologia do que será escrito, essas classificações são só um ponto de partida. Não se trata do conteúdo em si. Teresa é vasta, muito além. E por ser assim, tão além, eu decidi escrever com sinceridade os seus lampejos.

• Para todas as pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline.

chap-preview
Free preview
Lampejos
Diário de Teresa Plath Dia 01/05 Já faz alguns dias que eu tenho oscilações de humor muito severas. Para ser sincera, não chamaria de oscilações. Há o predomínio da tristeza e do vazio. Ontem tive terapia, e senti tanto vazio que fiz uma barriga falsa de grávida. Tirei fotos. A olhei no espelho como se fosse real por um tempo. Por esse tempo fugaz, me senti preenchida por aquele bebê que não existe. Pensei: se eu realmente estivesse, será que o vazio seria preenchido? Eu acho cômico o conto de que basta ter fé em Deus para que se sinta preenchido. Eu acredito tanto Nele, mas sei que o vazio não se trata de algo do campo espiritual. Somos algo além do espírito. As vezes eu gostaria de ser só um espírito. Pertencer a outro plano, não o terreno. Acho o plano terreno cansativo, sem graça e imprevisível demais para mim. Queria voltar para os lugares dolorosos porém seguros que eu já estive. Queria voltar para aquele que me feriu de tantas formas, mas que sabia muito bem desse meu pequeno/grande problema. Só que o título é: lampejos. Então queria falar dos lampejos... Estava lavando meu cabelo e coloquei Queen para tocar bem alto, na esperança de que a tristeza descesse pelo ralo junto com os vários fios de cabelo que tem caído constantemente da minha cabeça. Quando Bohemian Rhapsody começou, especialmente na parte do 'Galileo Galileo Figaro', veio o lampejo. O lampejo de felicidade. Eu estalava os dedos no ritmo da música, enquanto a água escorria pelo meu rosto e eu sentia o cheiro do shampoo. Cantei alegremente junto com Freddie, pensando que, talvez, sendo o mundo tão misterioso, em outro plano, ele estivesse me assistindo e torcendo para que a tristeza passasse também. Foi um lampejo de alegria que me fez lembrar de outros lampejos de alegria que aconteceram nos últimos dias. Eu sinto dizer, caro leitor, que não demorou muito. Durou até eu secar o cabelo com a toalha. Não cronometrei o tempo desse lampejo, mas acho que afetos nunca deveriam ser medidos pelo tempo. O tempo é uma bobagem. Não existe. Quando esse lampejo foi embora rapidamente, me deixou uma saudade gostosa. Eu voltei a sentir o vazio, a falta de sentido e a tristeza que tem me acompanhado há alguns dias. No entanto, eu decidi falar dos lampejos e, desse especificamente, porque a saudade é um outro nome para o desejo. Então ainda há desejo aqui. O desejo dos outros lampejos que virão. Que sejam mais demorados.

editor-pick
Dreame-Editor's pick

bc

Dylan: Entre o amor e o dever

read
3.3K
bc

A protegida pelo dono do morro 3

read
79.4K
bc

Sete Noites

read
7.2K
bc

A ESTAGIÁRIA

read
47.8K
bc

Valentina

read
1.9K
bc

QUANDO É A PESSOA CERTA 2

read
14.9K
bc

Casei com Um CEO

read
4.2K

Scan code to download app

download_iosApp Store
google icon
Google Play
Facebook